O Plano Piloto de Lúcio Costa para a construção de Brasília é a idéia geradora e caracteriza o esboço inicial que resultou no Plano Urbanístico da Capital Federal. A construção da nova capital do Brasil é obra do presidente Juscelino Kubitschek, que fez dela um símbolo de sua política de valorizar a totalidade do espaço brasileiro, a expansão industrial e as grandes obras. O urbanista Lúcio Costa venceu o concurso da escolha do Plano Piloto. O arquiteto Oscar Niemeyer foi nomeado pelo presidente para ser diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil-Novacap.
Segundo Lúcio Costa, o Plano Piloto de Brasília refere-se a um gesto primário, formando uma cruz. Para o arquiteto Leon Pressouyr, ele evoca "(...) um pássaro gigante voando para direção sul-leste. O eixo norte-sul, encurvado, define o traçado de uma larga via de comunicação itinerária, ao longo da qual se alinham as zonas residenciais, articuladas em superquadras. Cada uma tem uma semi-autonomia graças a seus espaços comerciais e de lazer, espaços verdes, escolas, igrejas, etc."
O parecer do relator do Icomos, Leon Pressouyr, recomendou a aprovação de Brasília como Patrimônio Histórico, Cultural, Natural e Urbano, aclamada em 1987. Lembrou ele que ali se encontram os princípios urbanísticos do século XX, inclusos na Carta de Atenas (1943), e na maneira de pensar o urbanismo nos escritos de Le Corbusier.
A área do Plano Piloto para Brasília é delimitada a leste pela orla do Lago Paranoá, a oeste pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento - EPIA, ao sul pelo Córrego Vicente Pires e ao norte pelo Córrego Bananal, conforme o artigo 2º do Decreto nº 10.829/87. Esta área abrange as cidades de: Brasília, Cruzeiro e Candangolândia.
Fonte: http://www.scipione.com.br/educa/galeria/09_phb/foto14.htm#
Por Antony Franco
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