Formado pelo Régio Instituto Superior de Belas Artes de Roma em 1920, chegou ao Brasil em 1923. Entre 1927 e 1928, projetou e construiu para si aquela que foi considerada a primeira residência moderna do país, na rua Santa Cruz do bairro de Vila Mariana, em São Paulo.
O projeto, a construção, a decoração, os interiores, os móveis e as peças de iluminação, são de autoria do arquiteto. Sua esposa, Mina Klabin Warchavchik, colaborou com o projeto paisagístico para o jardim, considerado pioneiro no uso de plantas tropicais, que se insere no mesmo contexto delineado para a arquitetura de seu marido, como obras de transição e fundação de uma nova sensibilidade.
Muitos foram os obstáculos para tal empreendimento, desde a aprovação da fachada pela prefeitura até a disponibilidade do material desejado e o emprego da mão-de-obra. Para conseguir a aprovação dos “censores de fachadas” da Prefeitura de São Paulo, Warchavchik teve de apresentar um projeto, ligeiramente camuflado com ornatos. Mas, ao começar a construção, alegou falta de recursos para tais acabamentos e, por isso a casa ficou conforme seu ideal, livre de rebuscamento, estuques e cornijas.
A casa da rua Santa Cruz é tombada pelo Iphan desde 1986. Infelizmante o tombamento não foi o suficiente para manter a casa, ela se encontra praticamente em ruínas, completamente abandonada.
Post by Denise M. Vicentim ='.'=
Nenhum comentário:
Postar um comentário