segunda-feira, 10 de maio de 2010

Gregori Warchavchik - RUA SANTA CRUZ (Denise M.)

(Clique na Imagem para ver seu interior)
Gregori Warchavchik (1896 – 1972), foi um dos principais nomes da primeira geração de arquitetos modernistas do Brasil.

Formado pelo Régio Instituto Superior de Belas Artes de Roma em 1920, chegou ao Brasil em 1923. Entre 1927 e 1928, projetou e construiu para si aquela que foi considerada a primeira residência moderna do país, na rua Santa Cruz do bairro de Vila Mariana, em São Paulo.


O projeto, a construção, a decoração, os interiores, os móveis e as peças de iluminação, são de autoria do arquiteto. Sua esposa, Mina Klabin Warchavchik, colaborou com o projeto paisagístico para o jardim, considerado pioneiro no uso de plantas tropicais, que se insere no mesmo contexto delineado para a arquitetura de seu marido, como obras de transição e fundação de uma nova sensibilidade.


Muitos foram os obstáculos para tal empreendimento, desde a aprovação da fachada pela prefeitura até a disponibilidade do material desejado e o emprego da mão-de-obra. Para conseguir a aprovação dos “censores de fachadas” da Prefeitura de São Paulo, Warchavchik teve de apresentar um projeto, ligeiramente camuflado com ornatos. Mas, ao começar a construção, alegou falta de recursos para tais acabamentos e, por isso a casa ficou conforme seu ideal, livre de rebuscamento, estuques e cornijas.

A casa da rua Santa Cruz é tombada pelo Iphan desde 1986. Infelizmante o tombamento não foi o suficiente para manter a casa, ela se encontra praticamente em ruínas, completamente abandonada.

Post by Denise M. Vicentim ='.'=

Nenhum comentário:

Postar um comentário