quarta-feira, 19 de maio de 2010

Catedral de Brasilia - Jane Selma

Catedral Metropolitana de Brasília
Localização: Brasília, Brasil
Data da construção: 1958



A Catedral de Brasília (Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida) foi construída no período de 1959 a 1970: sendo que na primeira fase, duração de seis meses, apenas a estrutura da nave principal (1959-60) foi levantada, e a conclusão do restante se deu de 1969-70, envolvendo o espelho d’água, batistério, campanário, interior da nave, vitrais, sacristia, rampa, etc.

É considerada uma das obras mais admiradas do arquiteto Oscar Niemeyer, foi um marco da Arquitetura e Engenharia nacionais, com uma estrutura inovadora e ousada que na época afirmou a competência e ousadia dos profissionais brasileiros no cenário mundial.

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958. Teve sua estrutura pronta em 1960, Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, onde apareciam somente a área circular de 70 metros de diâmetro, da qual se elevam 16 colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam 90 toneladas. O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral.

Eixo Monumental, onde a catedral está localizada, à direita. Em 31 de maio de 1970 foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes. Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas; as esculturas foram realizadas com o auxílio do escultor Dante Croce, em 1968. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. As dimensões e peso das esculturas são de 2,22 m de comprimento e 100 kg a menor; 3,40 m de comprimento e 200 kg a média; e 4,25 m de comprimento e 300 kg a maior. As esculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce em 1970.[2]

O batistério em forma ovoide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão. O campanário composto por quatro grandes sinos, doado pela Espanha, completa o conjunto arquitetônico. A cobertura da nave tem um vitral composto por 16 peças em fibra de vidro em tons de azul, verde, branco e marrom inseridas entre os pilares de concreto. Cada peça insere-se em triângulos com 10m de base e 30m de altura e foram pintados por Marianne Peretti em 1990. O altar foi doado pelo papa Paulo VI[carece de fontes?] e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida – São Paulo.

2 comentários: