segunda-feira, 29 de março de 2010




Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo – Pintor da Belle Époque

Por: Alcié Souza


(Pintor, desenhista, caricaturista e escritor)
1856-1916




Nasceu na Paraíba e morreu no Rio de Janeiro. Estudou com seu irmão Pedro Américo na Aiba; transferiu-se para Florença em 1874 onde se encontrava o irmão. Pintor de paisagens, temas históricos e alegóricos técnica apurada, deixou vasta obra. Esculpiu o busto do irmão para o seu monumento funerário. Assinava Aurélio de Figdo e F. Aurélio.

Sua mais célebre obra foi pintada em 1905 e intitulada A ilusão do terceiro reinado, que representa o baile da Ilha Fiscal, último grande evento do Império do Brasil.

Também foi o autor da letra do hino da Paraíba.

Em 1888 veio a Manaus, atendendo convite do dr. Joaquim Cardoso de Andrade, presidente da Província, exatamente para contratar a execução do retrato a óleo da Princesa Isabel e o quadro comemorativo da redenção do Amazonas que, nos primeiros anos da República esteve exposto no quartel do Regimento Militar.

Voltou à Manaus em 1907, e aqui esteve possivelmente nos meses de março e abril, quando foi homenageado com importante artigo de Cardoso Vieira na revista “A Ordem”, editada pela maçonaria amazonense, ocasião em que realizou exposição de 46 trabalhos no Grupo Escolar Silvério Nery, atual sede da Faculdade de Direito da Universidade do Amazonas, na praça de Torquato Tapajós, sob as benesses do governador Antônio Constantino Nery. Na passagem por Belém do Pará consta ter feito uma breve exposição e contratado o quadro sobre a Adesão do Pará ao regime republicano brasileiro.







Um comentário: