sábado, 27 de março de 2010

Belle Époque: Gustavo Dall'Ara "O pintor da cidade do Rio de Janeiro"

Por Antony Franco

Gustavo Dall'Ara - Veneza, 22 de dezembro de 1865 / RJ, 29 de agosto de 1923
Pintor e desenhista italiano que imigrou para o Brasil, tendo se radicado no Rio de Janeiro. Foi estudante da Academia de Belas Artes de Veneza com os pintores Villa e Franco Dall'Andrea, em 1882 e 1883. Estreou na Exposição Nacional de Veneza de 1887. Por motivos de saúde, transferiu-se em 1890 para o Rio de Janeiro, onde realizou diversas exposições com méritos.

Suas obras abordam retratos da cidade, paisagens, habitantes e transformações durante o início do século XX. Em sua pintura prevalece cores fortes (vivas), possue influências impressionistas alternando com o realismo. Importantíssimo sabermos que sua proposta não é simplismente o registro histórico da época, mas o "registro inusitado"- o progresso, a natureza, os contraste sociais de tempos e tempos, etc. Um grande artista observador da realidade a sua volta.


Automóvel e Bonde, de 1910.

A pintura acima se passa no largo São Francisco, e mostra um automóvel estacionado (com o chofer apoiado na porta) e, ao fundo, um bonde. Vale lembrar que o largo São Francisco é ponto de partida tradicional dos tílburis. As mulheres que circulam pelo quadro vestem roupas e chapéus luxuosos e o garoto ao lado de uma delas, um uniforme de marinheiro. É o Rio de Janeiro se tornando uma metrópole, aderindo em massa a padrões e costumes europeus - o que explica ser o carro encarado de maneira tão natural pelos passantes.










Nenhum comentário:

Postar um comentário